News

Dia Mundial do Câncer

O Dia Mundial do Câncer é uma data marcada para aumentar a conscientização sobre o câncer e incentivar sua prevenção, detecção e tratamento. Foi criado pela União para o Controle Internacional do Câncer (UICC), para apoiar os objetivos da Declaração Mundial do Câncer. O principal objetivo desta data é reduzir significativamente as mortes causadas pelo câncer. É uma oportunidade para mobilizar a comunidade internacional para acabar com as injustiças e o sofrimento evitável do câncer.

O Dia Mundial do Câncer se originou em 2000 na primeira Cúpula Mundial contra o Câncer, realizada em Paris. Nesta reunião, líderes de agências governamentais e organizações de câncer de todo o mundo assinaram a Carta de Paris Contra o Câncer, um documento contendo 10 artigos que esboçaram um compromisso global cooperativo para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com câncer e para o investimento contínuo em avanço e pesquisa, prevenção e tratamento do câncer. O Artigo X da Carta declarou formalmente o dia 4 de fevereiro como o Dia Mundial do Câncer “para que a cada ano, a Carta de Paris esteja nos corações e mentes das pessoas ao redor do mundo”.

Embora tenha havido inúmeros avanços no conhecimento, diagnóstico e tratamento do câncer, fatores que devem contribuir para a redução da incidência da doença, o número de novos casos de câncer diagnosticados a cada ano continuou aumentando. Foram 8,1 milhões de novos casos diagnosticados em 1990, e 14,1 milhões em 2012. O número de mortes anuais no mundo por câncer também aumentou – de 5,2 milhões de pessoas em 1990 para 8,2 milhões de pessoas em 2012.  Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), se a incidência de câncer continuar a crescer na taxa relatada, o número de mortes no mundo por câncer aumentará para mais de 13,1 milhões até 2030. No entanto, também de acordo com a OMS, 40% das mortes por câncer são evitáveis. Aumentar a conscientização sobre a prevenção do câncer tornou-se um objetivo de muitas organizações de câncer e saúde em todo o mundo, e o Dia Mundial do Câncer representa uma reafirmação anual deste objetivo.

A União Internacional Contra o Câncer (UICC), uma organização dedicada ao aumento da conscientização global sobre o câncer, coordena o Dia Mundial do Câncer e é apoiada por esse esforço pela OMS e por outras organizações internacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *